UOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos onlineUOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos online
UOL BUSCA

Xbox 360

09/10/2008 - 12h10

Direto da TGS: falta substância a "Ninja Blade"

AKIRA SUZUKI
Colaboração para o UOL, de Tóquio
Siga UOL Jogos
Revelado durante a Xbox 360 Media Briefing, evento realizado no Japão no começo de setembro, "Ninja Blade" é mais um jogo exclusivo para Xbox 360 feito por uma produtora japonesa, no caso, a From Software, que já havia feito os dois games da franquia "Otogi" para o Xbox original, também exclusivos. O game teve destaque no estande da companhia, e também no da Microsoft.

Desde que foi revelado, o clima do jogo, de ação e combate, lembra o de um grande sucesso para o console da Microsoft: "Ninja Gaiden", da Tecmo. No entanto, pela demonstração de cerca de 15 minutos exibida na Tokyo Game Show, vê-se que "Ninja Blade" não tem a mesma "fibra" do colega mais famoso. Ou seja, tem combates menos desafiadores e estratégicos que "Ninja Gaiden". Ao menos nessa demonstração, tudo pôde ser resolvido com o apertar incessante e descerebrado dos botões X e Y.

Para compensar a menor substância nos combates, o game abusa das cenas "cinematográficas". O começo do demo traz o protagonista Ken descendo de um helicóptero, sem pára-quedas, entre os arranha-céus de Tóquio. Nesse momento, as ações se resumem a apertar o botão indicado na tela. Se feito corretamente, o jogo prossegue, caso contrário, retoma-se a cena até conseguir fazer o comando. Esse recurso foi usado magistralmente em games como "God of War", mas as animações de "Ninja Blade" não fazem sombra às do game estrelado pelo guerreiro espartano da Sony.

Ação ninja

Depois de atacar dois demônios durante a queda-livre, Ken usa seu gancho para chegar ao corredor de um dos prédios. Agora, os combates são mais tradicionais, lembrando games como "Devil May Cry" ou "Heavenly Sword". O ninja pode trocar entre três armas, através do direcional digital: katana simples, lâmina gigante e a espada dupla. A primeira equilibra bem ataque e defesa, enquanto a técnica das duas katanas tem no poder ofensivo a sua maior qualidade. Já a espada gigante, como se pode imaginar, tem movimentos lentos, mas quando "embala" é difícil de ser parada. Essa arma consegue, inclusive, passar pela defesa de escudos e couraças. Com o botão B, é possível usar técnicas ninja. No demo, Ken disparava lâminas de vácuo ao redor, provocando danos a quem estivesse por perto.

Um novo ninja em Tóquio

Na seqüência, Ken continua sua descida para o térreo de maneira pouco convencional. Agora, ele "corre" pelas janelas, pelo lado de fora do prédio, atacando os demônios que porventura cruzam seu caminho. Depois de mais algumas cenas cinematográficas, é hora de enfrentar um chefe, que tem forma de uma aranha gigante. O primeiro desafio é chegar perto do inimigo, pois o bicho vai soltando ondas de choque, e o jogador precisa avançar enquanto esquiva desses ataques, desviando para os lados ou pulando. Aqui é uma ótima oportunidade para usar o Ninja Vision, que torna a ação mais lenta, permitindo desviar das ondas de choque com mais facilidade. No entanto, se usar todo o estoque do poder, a vista fica embaçada, colocando o personagem em perigo. Nos combates contra inimigos comuns, o tempo praticamente pára com o Ninja Vision, e, assim, é possível matar vários oponentes seguidamente.

O visual é apenas o.k. para um jogo de Xbox 360, com cenários e inimigos com pouco polimento. Os inimigos, e até o chefe mostrado na demonstração, tinham design meio genérico. Em termos de violência, também fica atrás de clássicos como "Ninja Gaiden" e "God of War": o que se vê são algumas manchas de sangue pelo chão. "Ninja Blade" está previsto para chegar ao Japão no começo de 2009.

Compartilhe:

    Receba Notícias

    JOGOS ONLINE

    Shopping UOL

    UOL Jogos no TwitterMais twitters do UOL
    Foots - Jogo social online para Orkut
    Hospedagem: UOL Host